5 dicas para agregar valor na produção de mel

5 dicas para agregar valor na produção de mel


A produção de mel tem sido explorada com frequência pelo homem do campo como alternativa para geração de renda. Mas, para que a atividade realmente cumpra com esse papel, é interessante agregar valor ao que está sendo preparado na propriedade rural. Para te ajudar a chegar lá, preparamos este post com dicas aprovadas pelo SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo). Confira logo abaixo:

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

1 – Conheça a cadeia produtiva da apicultura

Para ter sucesso na produção, é essencial conhecer bem como funciona o setor em que você está apostando. Na apicultura, vale a pena pesquisar sobre como está o cenário no país e na sua região, se existe demanda e qual a melhor forma de atender aos mercados compradores. É preciso também buscar orientação sobre custos de insumos, de equipamentos e, claro, da capacitação para a produção.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

2 – Conheça sobre a agregação de valor na apicultura

Como citamos anteriormente, além de ter profissionais capacitados para a produção, invista na certificação orgânica e na rastreabilidade dos produtos, isto é, duas medidas que fazem a diferença na precificação quando o mel ou seus derivados chegam ao mercado.

3 – Veja a viabilidade do negócio

Tendo estes dois aspectos em mente, calcule se a produção de mel é realmente possível e sustentável dentro da sua propriedade e orçamento. Afinal, uma atividade que te causa mais custos do que traz lucros pode colocar a propriedade em risco. Por isso, pense na viabilidade!

4 – Pesquise as linhas de crédito disponíveis para apicultura

Caso você consiga se planejar para a produção, talvez seja necessário buscar crédito para dar aquele pontapé inicial na atividade. Pesquise sobre o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e o FEAP (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista).

5 – Entenda os procedimentos para formalização do Entreposto

O Entreposto de Mel, Cera de Abelhas e demais produtos apícolas é o estabelecimento destinado ao recebimento, classificação e industrialização do mel e seus derivados, oriundos de vários estabelecimentos. O Ministério da Agricultura possui legislação específica para tratar de requisitos sanitários que regem toda vida do animal, desde a criação até o seu abate e trânsito.

Para as dicas completas, faça o download gratuito da cartilha do SENAR-SP no link abaixo:

https://cms20.simplesnologia.biz/Arquivos/PARCEIROS_ANEXOS/Original/020475001_0.pdf

Fonte: Canal Rural



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Centro Catarinense de Reabilitação do Governo SC oferece próteses e tratamento aos pacientes

Centro Catarinense de Reabilitação do Governo SC oferece próteses e tratamento aos pacientes

Obras de revitalização da rua do Santuário em Salete seguem avançando

Obras de revitalização da rua do Santuário em Salete seguem avançando

Acidentes no viaduto da BR 470 em Pouso Redondo preocupam motoristas e geram pedido por mudança

Acidentes no viaduto da BR 470 em Pouso Redondo preocupam motoristas e geram pedido por mudança