Agosto Dourado chegou! Confira os múltiplos benefícios da amamentação

Agosto Dourado chegou! Confira os múltiplos benefícios da amamentação


O Agosto Dourado chegou, um mês inteiro dedicado à promoção do aleitamento materno, considerado alimento de ouro pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Neste domingo, 1º de agosto, é celebrado ainda o Dia Mundial da Amamentação, que também dá início à Semana Mundial de Aleitamento Materno 2021 (SMAM), ou World Breastfeeding Week 2021 (WBW 2021). 

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a Unicef, momento em que foi gerada a “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura do documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, na sigla em inglês). Um ano mais tarde, a entidade criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países. Desde 2016, a WABA alinha a campanha WBW com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas (ONU).

No Brasil, o mês do Aleitamento Materno foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017, que determina que, no decorrer de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como realização de palestras e eventos; divulgação nas diversas mídias; reuniões com a comunidade; ações de divulgação em espaços públicos; e iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

Benefícios múltiplos

A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações. É o alimento mais completo que existe para os recém-nascidos e considerada uma das principais intervenções, com grande impacto para redução da mortalidade e morbidade neonatal e infantil.https://4b4dd86f098ca84501a0fa40a3ba4540.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Por meio do leite materno, o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como diarreia, infecções, obesidade infantil, principalmente as respiratórias. Pesquisas recentes indicam que anticorpos para covid-19 podem passar por meio do leite. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar.

A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

Dar o peito ainda aumenta contato do bebê com a mãe, dando segurança, calor e fortalecendo os vínculos afetivos; melhora a digestão e minimiza as cólicas, pois é de fácil digestão e possui a molécula PSTI, responsável por proteger e reparar o intestino dos recém-nascidos; reduz o risco de doenças alérgicas; diminui chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma.

Estudos relacionam a amamentação exclusiva até os 6 meses do bebê com o aumento da sua inteligência e situação financeira no futuro.

Fonte: Correio Brasiliense



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Equipamentos para fazer desassoreamento do rio já chegaram em Rio do Sul

Equipamentos para fazer desassoreamento do rio já chegaram em Rio do Sul

Cargas de águas e alimentos de Taió para Roca Sales e Muçum no Rio Grande do Sul

Cargas de águas e alimentos de Taió para Roca Sales e Muçum no Rio Grande do Sul

Jorge Seif nega que empresa da família armazenava 50 kg de haxixe em SC

Jorge Seif nega que empresa da família armazenava 50 kg de haxixe em SC