SC

Alerta para risco de alagamentos e chuva moderada em SC, segundo a Epagri e Defesa Civil

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Mantenha o guarda-chuva por perto, porque a previsão é de tempo encoberto e de chuvas até o fim de semana, em Santa Catarina. Segundo o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, a frente fria deixa o Estado nesta quarta-feira (15) e abre espaço para a massa de ar frio. Já a Defesa Civil estadual alerta para a possibilidade de alagamentos nesta sexta-feira (17).

No Litoral catarinense, a estimativa é de rajadas de vento de 50 km/h a 70 km/h, que sopram do quadrante sul com intensidade de fraca a moderada. Por isso, não é aconselhada a navegação nesta quarta (15).

Posicionada sobre o Paraná, a frente fria ainda provoca chuviscos no Norte do Estado neste meio de semana. “Na quinta (16), o tempo deve permanecer nublado em quase toda Santa Catarina a com possibilidade de chuvas, mas sem temporais. As regiões do Oeste e do Planalto têm as maiores chances de precipitação”, prevê o meteorologista.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

A temperatura na manhã de quinta (16) deve oscilar próximo aos 4°C nos pontos mais altos da Serra catarinense. Nas demais regiões, o amanhecer deve variar entre 9°C e 15°C.

Marcelo Martins explica que o ciclone extratropical está sobre o oceano. Isso faz com que o anticiclone traga a massa de ar fria para o Estado. Por conta disso também, na sexta-feira (17) o céu permanece encoberto. Desta vez, a previsão de chuva é para as regiões Centro-Sul. Já no sábado (18) e no domingo (19), a precipitação deve ficar concentrada no Litoral.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

“Teremos de quatro a cinco dias de tempo nublado com a previsão de chuva. Não há estimativa de temporais, mas não podemos desprezar o volume que deve oscilar entre 30 mm e 60 mm. Essa chuva é muito bem-vinda, porque passamos por um período de estiagem”, acrescentou.

Alerta para alagamentos

Segundo a Defesa Civil do Estado, existe a possibilidade de alagamentos na sexta-feira (17). Os maiores acumulados devem ser registrados na região Sul, mas o Planalto e a Grande Florianópolis também devem ficar em alerta. A previsão no amanhecer é de temperaturas entre 8°C e 12°C nos Planaltos, Alto Vale do Itajaí, Meio Oeste e Grande Florianópolis. Nas demais localidades, de 12°C e 15°C.

O risco para deslizamentos é baixo, mas quem reside em áreas de encosta deve ficar atento à movimentação de terra. Em caso de emergência, ligue para Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

Fonte: ND+


Comente