Santa Catarina

Baleia jubarte fica presa em rede de pesca em SC

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Uma baleia enredada mobilizou a equipe do protocolo de encalhes da Área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca, em Florianópolis. O acionamento foi registrado no sábado, após informação de uma baleia-jubarte (megaptera novaeangliae) enredada em redes de pesca na praia da Barra da Lagoa, Leste da Ilha.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

Segundo informações repassadas pela R3 Animal, em primeira avaliação de confirmação da ocorrência, no sábado,  outras equipes foram recrutadas. Ainda no sábado os registros do animal foram realizados para avaliar a situação do enredamento, confirmando a necessidade de intervenção que, devido ao adiantado da hora, não foi possível ser realizado com segurança.

Já neste domingo (23) foram realizadas buscas desde a Barra da Lagoa até o Morro das Pedras, mas o animal enredado não foi encontrado. As equipes encontraram outras 13 baleias-jubarte, em cinco grupos distintos, avistadas nadando e socializando na região.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

As baleias-jubarte migram para o litoral brasileiro para reproduzir, mas a principal área de concentração é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo.

As baleias-jubarte já saíram da lista de espécies ameaçadas de extinção e agora com o aumento populacional estão aparecendo com mais frequência em outros locais da costa brasileira.

ND+

Comente