Bebê prematura é salva por policiais ao se engasgar com leite materno no Vale do Itajaí

Bebê prematura é salva por policiais ao se engasgar com leite materno no Vale do Itajaí


Uma bebê prematura foi salva por policiais militares ao se engasgar com leite materno em Blumenau. Ela, que nasceu há pouco mais de um mês, estava no berço quando a tia ouviu um barulho diferente e foi vê-la. A mulher virou a pequena e bateu nas costas dela, mas sem sucesso. O final feliz só ocorreu quando a família decidiu parar na base comunitária da PM.

+ Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp, acesse aqui!!

A pequena Helena Valentina Moreira Quoos e a irmã nasceram quando a mãe estava no sétimo mês de gestação. As duas precisaram passar mais de 20 dias internadas, incluindo na UTI neonatal. Depois da espera, com menos de dois quilos, ambas puderam ir para a casa dos avós, no Morro Dona Edith, no bairro Velha Grande, enquanto a residência da mãe passa por reformas.

Na noite de sábado (3), por volta das 22h, as gêmeas foram amamentadas e colocadas no berço, como sempre é feito. Carina Schneider, 28, estava no local para ajudar a irmã e ouviu um barulho baixo, mas suspeito. Correu para conferir se estava tudo bem com as sobrinhas. Foi quando viu que Helena estava engasgada com o próprio vômito. Ela tentou desobstruir as vias aéreas, mas sem sucesso.

O irmão de Carina e a mãe das meninas decidiram levar a bebê às pressas ao hospital. Nesta altura, Helena já estava desfalecendo. O tio então decidiu parar na base da PM, que fica perto do imóvel, próximo ao terminal Velha. Lá, encontraram o que Carina chama de anjos. Os agentes Fabrício e Daniel conseguiram desengasgar a bebê. Eles a levaram na viatura ao Hospital Santo Antônio, onde exames foram feitos. Mãe e filha deixaram a unidade de saúde já na madrugada de domingo (4).

— Eles foram muito prestativos, uns anjos mesmo. Ontem (domingo) eles estavam fazendo ronda aqui na rua e eu parei para agradecer. Foi um susto enorme — conta Catarina.

O que fazer quando um bebê engasgar

A primeira ação diante de uma criança engasgada é acionar o socorro. Enquanto uma viatura é enviada ao local da ocorrência, socorristas irão orientar a família sobre como proceder as manobras de primeiros-socorros por telefone. O Corpo de Bombeiros orienta como agir em caso de engasgamento com bebês (manobra de tapotagem).

– Colocar o bebê de bruços sobre um dos antebraços;

– Encaixar o queixo da criança entre dois dedos para que a cabeça fique firme;

– As pernas do bebê devem ficar abertas, uma para cada lado do braço;

– Posicione o braço para que a cabeça do bebê fique ligeiramente inclinada para baixo;

– Com a outra mão, dê leves tapas nas costas do bebê para desobstruir as vias aéreas;

– O líquido/objeto deve sair pela boca e ou nariz.



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


BOM DIA ALTO VALE – 26/04/2024

BOM DIA ALTO VALE – 26/04/2024

🙏🏼 MOMENTO DE FÉ ✨ 26/04/2024

🙏🏼 MOMENTO DE FÉ ✨ 26/04/2024

Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO prevê R$ 53,1 bilhões em receitas e despesas para 2025

Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO prevê R$ 53,1 bilhões em receitas e despesas para 2025