Santa Catarina

Carlos Moisés define prazo para flexibilização do uso de máscara em SC

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Está previsto para esta semana, no máximo semana que vem – palavras do governador Carlos Moisés (sem partido) em entrevista no ND+ na sexta-feira (29) – o anúncio da flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos e ventilados de Santa Catarina.

RECEBA NOTÍCIAS EU SEU WHATSAPP, CLIQUE AQUI

O assunto também já começou a ser debatido informalmente na Assembleia Legislativa.

Um grupo de trabalho foi criado na Secretaria de Estado da Saúde para discutir a estratégia de flexibilização, assim como outros GTs de âmbito nacional.

RECEBA NOTÍCIAS DO ALTO VALE E SANTA CATARINA PELO TELEGRAM

O passo fundamental para o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras é a ampla vacinação da população catarinense.

Conforme a atualização mais recente do vacinômetro, com dados desta terça-feira (2), 5,5 milhões de catarinenses já tomaram a primeira dose, o que representa 91,2% da população vacinável.

Já para a segunda dose, ou dose única, 4,3 milhões de catarinenses já foram imunizados, o que representa 70,4% da população vacinável. Justamente o mínimo de 70% de imunização total é o piso recomendado para o fim da exigência.

Outros Estados, como o Rio de Janeiro, flexibilizaram o uso antes, com 65% de vacinação completa.

No Distrito Federal, liberação começa nesta quarta-feira (3).

Já na Bahia, governo vai esperar 80% da população imunizada.

Decisão federal

Conforme declaração do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro na quinta-feira (28), o decreto catarinense para liberar máscaras só será editado a partir da revogação da Lei Federal nº 14.019/2020, que obriga o uso do equipamento de proteção em todo o território nacional, tanto em ambientes fechados quanto abertos.

FONTE: ND Mais


Comente