Chuva causa prejuízos, alagamentos e deslizamentos de terra em SC



A chuva entre a noite de terça (8) e a manhã desta quarta-feira (9) provoca estragos e deixa o trãnsito interditado em várias cidades de Santa Catarina. Há registro de ocorrências em ao menos 10 cidades da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

Foto: Paulo Mueller/ NSC TV

As prefeituras e a Defesa Civil trabalham para desbloquear ruas, retirar moradores das residências afetadas e contabilizar os prejuízos. Não há registro de feridos.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

Grande Florianópolis

Canelinha é uma das cidades mais afetadas pela chuva. Até o início da manhã, 17 pessoas foram resgatadas por conta dos alagamentos em vários bairros. Foram registrados também deslizamentos e queda de postes. Os desabrigados estão sendo levados para uma estrutura montada pela prefeitura.

Por conta dos problemas causados pela chuva, a prefeitura cancelou as aulas na rede municipal e o fornecimento de energia e água estão interrompidos. Das 5.405 unidades consumidoras na cidade, 2.724 estavam sem luz às 7h35.

Segundo o prefeito Diogo Francisco Alves (PSL), os transtornos começaram por volta das 10h e ao longo do dia o número de atingidos pode aumentar.

Em Florianópolis, as principais vias de acesso para as regiões Norte e Sul da cidade estão bloqueadas por conta de alagamentos na via. Entre elas, a SC-405 foi interditada perto das 8h30 para o escoamento da água. No bairro Ingleses, casas também foram alagadas.

Na cidade vizinha, em São José, o rio próximo ao bairro Forquilhinhas transbordou e bloqueou as principais vias da região. A Guarda Municipal e Polícia Militar sinalizam o trânsito. Na cidade, há informações sobre casas alagadas.

São João Batista, Biguaçu e Tijucas também registraram problemas por conta da chuva.

Vale do Itajaí e Litoral Norte

Já em Brusque, a Defesa Civil municipal atendeu sete ocorrências desde a madrugada. Quatro pedidos foram relacionados a alagamentos em ruas, dois deslizamentos de terra e uma queda de muro. Os bairros mais atingidos foram Limeira e 1º de Maio.

Em Itajaí, 18 ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) até a manhã desta quarta. Os pedidos de ajuda se concentraram nos bairros Paciência, Fazenda, Dos Cunha, Brilhante e Limoeiro e são relacionados a queda de árvores, alagamentos e deslizamentos.

Em decorrência das fortes chuvas na noite desta terça, a cidade de Balneário Camboriú registrou pontos de alagamento na Avenida das Flores. Houve também um deslizamento de terra na Avenida Panorâmica, que motivou o isolamento temporário do local.

A cidade de Camboriú também registrou prejuízos. Segundo a Defesa Civil municipal, ao menos 13 ruas foram afetadas com alagamentos pontuais.

Segundo a Defesa Civil estadual, a chuva permanece em todas as regiões nesta quarta (veja a previsão completa abaixo).

Previsão do tempo

A previsão do tempo para quarta-feira indica chuva persistente em todas as regiões. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, há chance de temporais especialmente nas cidades próximas do Litoral. Por isso, o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e ocorrências associadas a chuva volumosa é classificado como moderado a alto.

Fonte: G1/SC



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Sítio Vizentainer de Taió recebe alunos de escola de Salete

Sítio Vizentainer de Taió recebe alunos de escola de Salete

Governo aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Governo aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Renal Vida em Rio do Sul está com capacidade de atendimento esgotada

Renal Vida em Rio do Sul está com capacidade de atendimento esgotada