Alto Vale

Com 80% de ocupação de UTI, Hospital Regional começa a receber pacientes com Covid-19 da região Oeste

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Três pacientes de Chapecó, Coronel Freitas e Xaxim, que necessitam de internação em Unidade de Terapia Intensiva, destinada exclusivamente para receber casos da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, estão sendo transferidos para o Hospital Regional de Rio do Sul, ainda nesta quarta-feira. A vinda atende convocação do governo do Estado e é feita pela Central de Regulação, de acordo com a disponibilidade. Nas últimas 24 horas o percentual de ocupação da UTI, era de 50%, mas com as novas internações, passa a ser de 80% do total de 10 leitos.

Faça parte do nosso grupo de Notícias no WhatsApp, clique Aqui!

O diretor-técnico do Hospital Regional, médico Marcelo Vier Gambetta, explicou que diariamente a Secretaria de Estado da Saúde, através dos dados repassados pelas instituições, mapeia a quantidade de leitos de UTI exclusivos para casos suspeitos e confirmados por COVID que estão disponíveis. “Tivemos vários pacientes do Alto Vale do Itajaí transferidos para Timbó, Blumenau e até mesmo Brusque”, exemplificou. Com o agravamento da pandemia no Oeste e Extremo Oeste, o hospital de Rio do Sul começa a receber pacientes destas regiões.

A preocupação de Gambetta é que com a ocupação de 80% dos leitos de UTI do Hospital Regional, a nova matriz de risco o Alto Vale do Itajaí volte a ser gravíssima, passando da cor laranja para o vermelho. Ele explicou que a Secretaria de Estado da Saúde leva em conta para o cálculo, entre outros itens, a taxa de ocupação das UTIs. “Esse cálculo é feito levando em conta as UTIs dos hospitais de Ituporanga e Ibirama, além do Regional,”. Gambetta espera que os números não reflitam na nova matriz de risco, que é divulgada aos sábados, já que os casos pertencem à outras regiões.

Fonte: Belos Vales


Comente