Santa Catarina

Criança de SC pode ser a primeira do país a nascer com imunidade à Covid-19

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Pode estar na cidade de Tubarão, no Sul do Estado, o primeiro caso do Brasil, com comprovação, em que uma criança já nasceu com imunidade para a Covid-19. A notícia só ganhou repercussão nos últimos dois dias e nesta quarta-feira é a principal da cidade. Até então alguns poucos profissionais do meio médico tinham conhecimento do fato.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

O bebê que nasceu na segunda semana de abril é filho de uma médica de linha de frente do combate ao vírus na rede pública municipal, por isso a mãe recebeu as duas doses da Coronavac tão logo a vacina começou a ser aplicada em Santa Catarina.

Coletado no dia seguinte ao nascimento o sangue da criança foi submetido exames para detectar os reagentes ao vírus e mesmo com o resultado confirmando a imunização os testes foram avaliados ainda por outros especialistas

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

A mãe do menino tem 33 anos e engravidou quando atuando na linha de frente do combate ao coronavírus. A médica Talita Menegalli Izidoro disse ao jornal local Diário do Sul, que até então viu apenas um caso de uma mãe dos Estados Unidos que deu a luz a uma criança testada e comprovada imunizada em fevereiro deste ano. Já a Secretaria Municipal de Saúde promete ampliar os estudos sobre o assunto.

A enfermeira da gestão da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Dr Chaiana Esmeraldino Marcon ressalta ainda que o aleitamento materno pode ter contribuído ainda no reforço da imunidade da criança. Uma das buscas nos estudos que se seguem é saber a durabilidade dos anticorpos já que normalmente anticorpos herdados da mãe são de curta duração.

POR JOÃO PAULO MESSER/ ND+


Comente