Sem categoria

Defesa Civil alerta para alto risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas em SC

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Na tarde desta sexta-feira, 29, a Defesa Civil informou um aviso meteorológico de chuva persistente e volumosa na região até domingo, 31. São esperados acumulados entre 70 e 100 milímetros. Porém, p aviso prevê pontuais ainda maiores em determinadas regiões do estado, com alto risco para alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

RECEBA NOTÍCIAS EU SEU WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Segundo o comunicado, o deslocamento de umidade do mar para o continente, provocado pelo vento do quadrante sudeste/nordeste – circulação marítima – é o responsável pelo tempo instável e chuvoso em todo o litoral catarinense.

RECEBA NOTÍCIAS DO ALTO VALE E SANTA CATARINA PELO TELEGRAM

Desta forma, entre o baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul, a condição de chuva se intensifica face a presença de áreas de baixa pressão em médios níveis da atmosfera, o que resulta em precipitação mais intensa, persistente e volumosa.

Alagamentos, deslizamentos e enxurradas

Segundo estimativa da Defesa Civil, a chuva acumulada até 12h de domingo pode ficar entre 70 e 100 milímetros. Sendo com pontuais ainda maiores em determinadas regiões do estado, com alto risco para alagamentos, deslizamentos e enxurradas nas áreas identificadas em laranja no mapa, que inclui Brusque. Já nas áreas sinalizadas em amarelo, o risco é considerado moderado.

A população deve ficar atenta, principalmente quem reside próximo a áreas de risco. Devem ser observados movimentação de solo, deslocamento de árvores e postes e aparecimento de rachaduras em muros e paredes.

Qualquer problema deve ser comunicado à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199 ou ao Corpo de Bombeiros, no número 193.

Fonte: Portal O Município


Comente