Defesa Civil confirma passagem de tornado em Santa Catarina

Defesa Civil confirma passagem de tornado em Santa Catarina


A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na manhã desta quinta-feira (6) que os estragos causados por fortes rajadas de vento em Timbó, no Vale do Itajaí, na tarde de quarta-feira (5) foram causados por um tornado. A velocidade do vento não foi divulgada até as 11h pelo órgão.

RECEBA NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP, CLIQUE AQUI

A tempestade causou destelhamentos de casas e galpões industriais. Ninguém ficou desabrigado ou ferido.

“Com base nos registros dos danos enviados para a Defesa Civil de SC, pelas coordenadorias regionais, das imagens de radar e satélite analisadas do dia 5 de janeiro de 2022 e das estações meteorológicas é possível afirmar a ocorrência de tempestades no estado de Santa Catarina e a ocorrência de um tornado no município de Timbó”, informa o órgão no informativo divulgado.

RECEBA NOTÍCIAS DO ALTO VALE E SANTA CATARINA PELO TELEGRAM

O temporal também causou estragos em outras duas cidades. Houve registro de deslizamentos, pontos de alagamentos e quedas de árvores.

De acordo com a Defesa Civil, as imagens do radar meteorológico de Lontras, na mesma região, mostraram núcleos de temporais e células tornádicas às 16h57 nas proximidades de Timbó. “Nesta região, observa-se uma supercélula sobre o município, com características de tempestade severa”.

“O bairro mais atingido foi o Industrial, onde tivemos muitos destelhamentos em galpões, telhas foram arremessadas a quase 200 metros de distância”, disse o coordenador da Defesa Civil do município, Fabio Melere.

Também houve um desmoronamento de terra, causado pela chuva, que acabou comprometendo o serviço de abastecimento de água em alguns bairros, de acordo com a prefeitura.

Antes da confirmação por parte do órgão estadual, a Defesa Civil municipal tratava o caso como um microexplosão, concentração de fortes rajadas de ventos em uma pequena localidade. No entanto, por conta dos estragos e análises meteorológicas, ocorreu a identificação do fenômeno natural.

De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil estadual, nesta quinta-feira (6), em Rio Fortuna, no Sul, Bom Jardim da Serra e Santa Rosa de Lima, na região serrana registraram o maior acumulado de chuvas em 24 horas.

Segundo a Central de Meteorologia da NSC, uma frente fria que passou pelo estou provocou a queda do grande volume de água na tarde de quarta-feira (5) em algumas regiões.

Foram registrados em Rio Fortuna 123 milímetros de chuva, segundo a Defesa Civil. O Rio Pequeno, que fica na divisa da cidade com Grão Pará, teve cheiaNão houve outras ocorrências.

“[O rio] Já está retornando ao leito normal. É um rio de serra, sobe rápido e baixa muito rápido também, são trovoadas. É muito com no verão, é quase como se fosse uma cabeça d’água”, explicou a Defesa Civil da cidade.

Em Brusque houve registro de alagamentos e deslizamento de terra. Segundo a prefeitura, os bairros de Limeira e Nova Brasília foram os mais atingidos.

De acordo com Edvilson Cugik, que coordena a Defesa Civil de Brusque, houve enxurradas em algumas localidades. Ninguém ficou ferido.

Previsão do tempo

A Defesa Civil informou nesta quinta -feira (6) que um sistema de alta pressão próximo do Uruguai favorece a circulação marítima em direção ao Litoral e Vale do Itajaí, o que deixa o tempo nublado e com possibilidade de chuva.

Nas demais regiões a combinação do aquecimento diurno com a disponibilidade de umidade e instabilidades favorecem o registro de pancadas de chuvas isoladas.

As temperaturas chegam a 32°C no Oeste, 27°C em boa parte das cidades e 25°C na Serra catarinense.

Fonte: G1 Santa Catarina



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Estado anuncia data para início da dragagem do Rio Itajaí Açu, no Alto Vale

Estado anuncia data para início da dragagem do Rio Itajaí Açu, no Alto Vale

Ministério Público obtém liminar que suspende processos seletivos em Presidente Getúlio

Ministério Público obtém liminar que suspende processos seletivos em Presidente Getúlio

Estabelecimento comercial é alvo de assalto em Rio do Sul

Estabelecimento comercial é alvo de assalto em Rio do Sul