Santa Catarina

Enfermeiro, líder indígena e idoso de 81 anos são os primeiros vacinados em SC

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O enfermeiro Júlio Cesar Vasconcellos de Azevedo, de 55 anos, morador de Florianópolis, foi o primeiro catarinense a ser vacinado para Covid-19. A primeira imunização em Santa Catarina aconteceu às 17h36, no Auditório do Instituto de Cardiologia do Complexo Hospitalar de São José, na Grande Florianópolis.

+ Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp, acesse aqui!!

Azevedo é enfermeiro e trabalha há 28 anos no Hospital Celso Ramos, em Florianópolis e representou os trabalhadores da saúde que estão atuando na linha de frente ao combate ao coronavírus. Depois dele, foram vacinados Kerexu Yxapyry, gestora ambiental e liderança da terra indígena Morro dos Cavalos, de Palhoça, que representou os povos indígenas; e João de Jesus Cardoso, de 81 anos, que representou os idosos que residem em casas asilares.

Santa Catarina recebeu do Ministério da Saúde nesta segunda-feira, 18, 144 mil doses da CoronaVac. Esse é o primeiro lote das 6 milhões de doses que o Governo Federal está distribuindo pelo país.

O montante será destinado a 68,5 mil pessoas – cada um toma duas doses. Serão 56 mil profissionais de saúde; cerca de 8 mil indígenas; 3,3 mil idosos acima de 60 anos em instituição de longa permanência; e 237 deficientes também em instituições de longa permanência.

Segundo a Secretaria de Saúde, as doses são suficientes para vacinar cerca de 30% dos profissionais de saúde. Os outros serão vacinados assim que novas doses chegarem ao Estado. A preferência será por profissionais que atuam em UTI.

A distribuição para as cidades de Santa Catarina vai iniciar nesta terça-feira, 19, quando as prefeituras já poderão iniciar a imunização.


Comente