Rio do Sul

Espuma branca surge no Rio Itajaí-Açu

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Uma camada de espuma branca em um trecho do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, no Vale do Itajaí, chamou a atenção de quem passou pelo local na quarta-feira (29). Segundo a empresa responsável pelo tratamento do esgoto da cidade, mesmo com o surgimento do material nas primeiras horas do dia, a qualidade da água não foi prejudicada.

RECEBA NOTÍCIAS EU SEU WHATSAPP, CLIQUE AQUI

A espuma se formou nas saídas da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fortaleza e do ribeirão Fortaleza. Segundo a BRK Ambiental, a espuma desceu para o rio e, com o grande volume de água, foi se dissipando. Durante a tarde de quarta, a situação no local começou a ser normalizada.

RECEBA NOTÍCIAS DO ALTO VALE E SANTA CATARINA PELO TELEGRAM

De acordo com a empresa, a espuma pode ser causada por produtos de uso doméstico. Detergentes e outros itens de limpeza que permanecem na água já tratada acabam gerando mais espuma que o normal por conta da agitação na escada de dissipação hidráulica, às margens do rio. A chuva influencia nesses momentos, pois gera mais volume no que é captado.

Segundo a empresa, os produtos de limpeza não impactaram a qualidade mínima exigida pelas normas ambientais. A concessionária disse também que faz a dosagem de produto antiespumante rotineiramente para minimizar o impacto.

“A qualidade dos resultados do tratamento são atestados e monitorados regularmente pelos órgãos de controle, não identificando nenhuma não conformidade”, informou em nota.

Fonte: G1/SC


Comente