Chapadão do Lageado

Estufa com 85 arrobas de fumo é destruída por incêndio, no Alto Vale

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada na madrugada desta terça-feira, dia 16, na Estrada Geral Rio do Meio, no município de Chapadão do Lageado, no Alto Vale do Itajaí.

RECEBA NOTÍCIAS EU SEU WHATSAPP, CLIQUE AQUI

No local foi constatado um incêndio em Edificação agrícola, estufa de secagem de fumo. A estufa possui uma área de 40m², toda construída em chapas metálicas e se encontrava dentro de um galpão de 221m², construído em madeira.

RECEBA NOTÍCIAS DO ALTO VALE E SANTA CATARINA PELO TELEGRAM

Ao chegar no local foi constatado que o caminhão pipa da cidade de Chapadão do Lageado encontrava-se fazendo o primeiro combate, a guarnição assumiu a ocorrência, montando duas linhas de ataque. Devido o material construtivo da edificação, metálica, foi possível conter o incêndio dentro da estufa e este não se alastrou para o galpão.

A estrutura foi resfriada por fora, em virtude da alta temperatura, foram utilizados cerca de 5000 litros de água, para o resfriamento, ventilação, combate às chamas e rescaldo. Devido a queima lenta do fumo, o que gerou muita fumaça, dificultando a visualização dos focos do incêndio, foi necessário a realização de ventilação forçada com ventilador e hidráulica. Após a retirada da fumaça do ambiente e adentrando na estufa pela única porta existente, foram extintos os focos de incêndio restantes e realizado o rescaldo.

Segundo o proprietário, estava dormindo próximo à estufa, quando ouviu o alarme de temperatura e logo avistou fumaça saindo pelo teto, não abriu nenhuma porta ou janela, desligou os disjuntores e acionou o Corpo de Bombeiros através do telefone 193. Informou ainda que estavam sendo secas cerca de 85 arrobas de fumo, tudo consumido pelo fogo.

Após a cena estar segura a guarnição deixou o local sob responsabilidade do proprietário.


Comente