Tempo

Eventos preocupantes sobre o clima no Sul do Brasil

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A sexta-feira (20) está sendo recheada de eventos preocupantes sobre o Sul do Brasil. Abaixo você terá todos os detalhes separados em tópicos: Frente fria, massa de ar quente e a pluma de fumaça.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

FRENTE FRIA: Sobre o centro-sul do Rio Grande do Sul, uma frente fria (sistema frontal) avança de forma lenta provocando temporais acompanhados de descargas elétricas (raios) e rajadas de ventos. O volume de chuva projetado pela Sigma Meteorologia, parceira da Conexão GeoClima, condiz com o volume registrado nas últimas 24 horas. São pancadas de chuva irregulares, variando entre 5 a 20 milímetros. Com o sistema frontal avançando, não é descartado rajadas de vento sobre o centro-norte do Rio Grande do Sul e o Litoral Sul, Planalto Sul, Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis, em Santa Catarina, nas próximas horas.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

MASSA DE AR QUENTE: Uma massa de ar quente e úmida mantém o tempo instável e com elevação das temperaturas em praticamente todo o Brasil. A temperatura pode chegar aos 35°C em alguns pontos do Paraná e Santa Catarina. Não é descartado temporais ISOLADOS. Atenção redobrada com crianças, idosos e animais. Beba bastante água!

PLUMA DE FUMAÇA: Vários incêndios foram registrados nas últimas 24 horas entre a Argentina, Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil. Esses incêndios lançam atmosfera fuligem e material particulado, que são partículas muito finas de sólidos ou líquidos que ficam suspensas no ar, além de gases como monóxido (CO) e dióxido de carbono (CO2). As correntes aéreas, no entanto, arrastam a fumaça desde os foco de incêndio até o Sul do Brasil. De acordo com pesquisadores, o acúmulo de material particulado no ar aumenta os riscos de problemas respiratórios, mas caso ocorra a chuva negra (chance baixa), o maior potencial é de poluir rios e mananciais – sem grandes impactos para pessoas, casas ou veículos.

Fonte: Satélite Meteorológico


Comente