Santa Catarina

Forte onda de frio chega ao Brasil e temperatura pode ficar abaixo de zero em Santa Catarina

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

No fim de semana uma frente fria avança para o Brasil e acompanhando esta frente fria temos uma massa de ar frio de origem polar, com intensidade moderada a forte. Essa massa de ar será a mais forte  do ano de 2021 até agora e vai provocar acentuada diminuição da temperatura no Sul e em parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste do País no início da próxima semana. Serão dias frios e com previsão de geada para o Sul do Brasil.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

A MetSul destaca que em anos anteriores, incursões de ar polar muitíssimo mais fortes ocorreram nesta época do ano a ponto de em 1999, por exemplo, ter chegado a nevar nas partes mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

O que será determinante para as mínimas baixas da próxima semana será o perfil seco da atmosfera que proporcionará forte resfriamento à noite. 

Tampouco o que se espera para a próxima semana caracteriza uma onda de frio. Para que se caracterize uma onda de frio são necessários vários dias seguidos em que a temperatura é baixa tanto durante a noite como durante o dia e isso não vai ocorrer. 

Espera-se a ocorrência de geada em baixadas da Serra e do Planalto, nos Campos de Cima da Serra e isoladamente na Campanha.

O mesmo ar seco que proporcionará noites frias também será responsável por tardes com temperatura muito agradáveis. As máximas na maior parte do Estado semana que vem vão ficar predominantemente entre 24ºC e 26ºC. A sensação de frio, então, deverá ficar restrita ao período noturno e ao começo da manhã. 

Com informações de Metsul


Comente