Santa Catarina

Frio antecipado: preparem os casacos para o outono que está chegando

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Dia 19 de março é o último dia do verão de 2021 no hemisfério Sul. Neste ano foi um pouco mais frio que o normal em SC.

Grupos de notícias no WhatsApp ou Instagram

Isso ocorreu devido à influência do La Niña que resultou em registros de geada nas regiões mais altas do Planalto Sul catarinense.

Frio antecipado

O fenômeno La Niña ainda tende a persistir no outono que se aproxima e será o responsável pela chegada antecipada do frio ao estado.

Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, a previsão é de temperatura abaixo da média nos meses de abril e maio.

Previsão para o outono de 2021

De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Laura Rodrigues, no outono de 2021 está prevista a chegada de massas de ar frio mais intensas à Santa Catarina em abril e maio.

Laura informa que há expectativa de geada ampla em diferentes regiões do estado, resultando em temperaturas abaixo da média.

“Em relação à chuva, a previsão é de totais próximos a abaixo da média climatológica. A nova estação que se inicia  ainda terá a atuação da La Niña. Mas o fenômeno vai perdendo força nos meses seguintes do ano”, explica a meteorologista.

Laura destaca também a possibilidade dos chamados veranicos, comuns no outono em SC, com períodos prolongados de temperaturas mais elevadas.

“Por isso é importante acompanhar a atualização dos avisos meteorológicosdiários da Epagri/Ciram”, reforça esta profissional.

Fonte: Portal O Município

Comente