Frio intenso pode voltar a SC? Especialista explica o que esperar de agosto

Frio intenso pode voltar a SC? Especialista explica o que esperar de agosto


Após dias de frio intenso, temperaturas negativas e até neve em Santa Catarina, agosto promete pegar um pouco mais leve no frio. O mês deve ainda ter as características de predominantes de inverno, mas sem uma onda tão severa como a da última semana.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

O que esperar de agosto?

Conforme explica o climatologista e professor da Univali, professor Sergey Alex de Araújo, a previsão não é para um frio tão intenso durante o mês de agosto.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

Apesar disso, um pico de frio deve chegar ao estado entre os dias 13 e 14, provocando temperaturas próximas entre 2°C e 4°C em Bom Jardim da Serra, por exemplo. Mas, durante o restante do mês, as temperaturas devem se manter mais elevadas.

No entanto, Araújo alerta que previsões mais longas acabam perdendo a precisão. Portanto, as indicações podem sofrer alterações ao longo do mês, em especial caso uma outra massa de ar frio acabe se deslocando para o Estado.

Previsão para os próximos dias

O mês começa com a massa de ar frio que estava sobre o Estado se deslocando em direção ao oceano. Neste domingo (1º) instabilidades avançam para Santa Catarina a partir da madrugada, deixando o céu mais encoberto e com possibilidade de chuva, especialmente na região de divisa com o Paraná. Não são esperados acumulados significativos e o risco é baixo para ocorrências.

As temperaturas mínimas variam de 2°C a 6°C no Planalto Sul e Meio Oeste e de 7°C e 14°C nas demais regiões.  Por conta do tempo nublado, as temperaturas não sobem muito durante a tarde na metade norte do estado, com máximas de 9°C a 13°C.

Já para segunda-feira (2), o sol aparece na metade oeste do Estado. No centro-leste, há maior variação de nuvens e possibilidade de chuva fraca e isolada por conta da atuação de um sistema de baixa pressão no oceano.

As temperaturas mínimas são baixas entre o Extremo Oeste e o Planalto Sul, variando de 3°C a 8°C. Nas demais regiões, ficam entre 9°C e 13°C. Já as máximas chegam aos 22°C no Extremo Oeste e Litoral Norte e variam de 14 a 17°C nas demais áreas. Os ventos sopram com intensidade fraca e sem direção predominante.

A tendência para os próximos dias é de temperaturas baixas ao amanhecer, mas com elevação durante o dia.

Julho marcado pela neve e frio histórico

A última semana de julho foi marcada pelo frio intenso. No amanhecer de sexta-feira (29) foi registrado o dia mais frio do ano em Santa Catarina. Em Urupema, na Serra, foi registrada a menor mínima de 2021, com -8,92°C por volta das 7h, segundo a Epagri/Ciram.

A expectativa para sentir o ar gelado fez turistas acordaram cedo em Urubici. Por volta de 6h30, algumas pessoas posavam para fotografias em frente ao termômetro de rua no Centro da cidade, onde marcava -7°C. A sensação térmica era de -10°C.

Em Bom Jardim da Serra foi registrado -7,52°C -5,47°C em São Joaquim, ambas na Serra. Em Alfredo Wagner, estava -1,32°C na Grande Florianópolis às 6h. Já na Capital, os termômetros marcaram 1,66°C  no mesmo horário. Em Benedito Novo, no Vale do Itajaí, estava -1,71°C às 7h.

Em Maravilha, no Oeste do Estado, os termômetros marcaram -4,5°C. Em São Bento do Sul no Norte, foram registrados -4,74°C. Em Criciúma, no Sul, estava -0,9°C pela manhã.

Fonte: ND Mais



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Sicoob Alto Vale compartilha evolução com os associados durante pré assembleia, em Taió

Sicoob Alto Vale compartilha evolução com os associados durante pré assembleia, em Taió

🎥 AO VIVO | BOM DIA ALTO VALE – 28/03/2024

🎥 AO VIVO | BOM DIA ALTO VALE – 28/03/2024

🙏🏼 MOMENTO DE FÉ ✨ 28/03/2024

🙏🏼 MOMENTO DE FÉ ✨ 28/03/2024