SC

Gambá albino ameaçado de extinção é encontrado em SC e surpreende pesquisadores

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Uma gambá albina foi resgatada em Porto Belo, no Litoral Norte, nesta quarta-feira (23). O animal raro passou despercebido durante dias, já que moradores o confundiam com um gato. Porém, nesta manhã ele foi capturado pelo Grupo de Operações e Resgates (GOR). O bicho deve permanecer em cativeiro por tempo indeterminado.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

Conforme a assessoria do GOR, a equipe foi acionada após a gambá ser vista no pátio de uma casa do bairro Balneário Perequê. A moradora contou que já tinha notado a visitante de pelos claros em outros momentos, mas pensou se tratar de um gato. Segundo o biólogo Carlos Rocha, que fez o resgate, animais silvestres albinos são extremamente raros. Ainda de acordo com o Grupo, Santa Catarina não tinha, até o momento, registro oficial de gambás albinos encontrados no Estado. A novidade é tamanha que o GOR agendou uma reunião com a Polícia Militar Ambiental para falar sobre o ocorrido, já que o animal é importante para estudos e acompanhamento.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

O mamífero tem entre seis e 14 meses e será monitorado pelos profissionais no espaço criado para a permanência de animais silvestres no município até que se decida o que fazer. Como não é vantajoso para a espécie ter a coloração clara, pois facilita a vida dos predadores, a intenção deixar o animal em cativeiro.

Assim, além de permanecer menos vulnerável, o bicho poderá ser estudado por pesquisadores. Não é todo dia que um Didelphis albiventris, nome científico do gambá de orelha branca, surge por aí.

Fonte: NSC Total Por Bianca Bertoli


Comente