Taió

Hospital Dona Lisette de Taió oferece serviço de oftalmologia

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Com o objetivo de ser referência em oftalmologia para os 32 municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS-AMAVI o Hospital e Maternidade Dona Lisette de Taió está realizando consultas e procedimentos neste serviço.

+ Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp, acesse aqui!!

Segundo informações, o projeto oftalmológico autorizado pelo CIS-AMAVI, que disponibiliza aos municípios consorciados consultas médicas em oftalmologia e procedimentos decorrentes teve início em agosto, sendo que os atendimentos no Hospital Dona Lisette de Taió acontecem uma vez por mês.

A equipe especializada, coordenada pelos médicos, doutor Danilo Boscoli e doutor Ricardo Amantini Filho, permanece durante sete dias no município, oportunidade em que é realizada a consulta, os exames e a cirurgia de catarata e de pterígio. Importante observar que a catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão.

A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro. Já o pterígio é aquela “carninha” de coloração avermelhada que cresce na superfície dos olhos. Ela começa na conjuntiva, membrana mucosa que recobre a superfície ocular, e se desenvolve sobre a córnea, estrutura transparente por onde os raios luminosos penetram para formar as imagens.

A direção do Hospital informa que até o momento já foram realizadas 600 consultas e 200 cirurgias. Para o mês de outubro estão sendo realizadas 180 consultas e 56 cirurgias de Catarata e pterígio. Importante observar que as requisições para consultas oftalmológicas poderão ser solicitadas na secretaria de Saúde dos municípios conveniados ao CIS-AMAVI.


Comente