Sem categoria

Idosa de 59 anos é vitima de picada de cobra Jararaca, no Alto Vale

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Os Bombeiros Voluntários de Ibirama, realizaram na manhã desta segunda-feira, dia 22, o atendimento a uma mulher de 59 anos, vítima de picada de cobra.

RECEBA NOTÍCIAS EU SEU WHATSAPP, CLIQUE AQUI

O acidente com uma cobra jararaca ocorreu por volta das 9h30 no bairro Ponto Chic em Ibirama. A vítima foi encaminhada ao Hospital Doutor Waldomiro Colautti (HDWC). A idosa estava cortando cana em uma roça, quando foi picada varias vezes no braço.

RECEBA NOTÍCIAS DO ALTO VALE E SANTA CATARINA PELO TELEGRAM

O que fazer em caso de picada de cobra

O mais importante depois de uma picada de cobra é manter o membro picado o mais parado possível, porque quanto mais se movimentar mais o veneno poderá se espalhar pelo corpo e chegar em vários órgãos vitais. Isso se aplica também a qualquer atividade que possa acelerar o batimento cardíaco, já que o aumento da circulação do sangue também espalha o sangue.

Assim, o ideal é que a vítima não caminhe e seja transportada por maca até ao hospital. Outra opção é ligar para a ajuda por meio de um atendimento pré-hospitalar, através do número 193.

Até chegar ao hospital ou até a chegada da ajuda, o que se deve fazer para melhorar as chances de salvamento são:

– Lavar o local com água e sabão, para limpar a ferida e impedir a entrada de mais veneno ou micro-organismos;
– Manter o paciente deitado e o mais calmo possível, porque agitado o sangue se espalha rápido e o veneno também;
– Manter o paciente hidratado, dando pequenos goles de água a ele;
– Procurar o serviço médico o mais breve possível, como sempre, somente médicos podem prescrever um medicamento a uma vitima de quaisquer acidente;

A maior parte das cobras no Brasil não têm veneno e, por isso, a picada não é perigosa para a saúde, no entanto, em qualquer caso é sempre importante ir ao hospital para informar as características da cobra e confirmar e identificar se realmente era venenosa ou não. Caso tenha sido uma picada por cobra venenosa, é geralmente administrado o antídoto para o veneno, para que as lesões parem de acontecer.

Se não for possível transportar a cobra para o hospital, é aconselhado tomar nota das principais características, como cor, padrão, formato da cabeça e tamanho, ou tirar uma foto.

Fonte: Rede Vale Norte de Comunicação


Comente