Curiosidade

Inseto raro: ‘esperança’ surpreende eletricista em Santa Catarina

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Como encontrar esperança depois de um ano tão difícil e desafiador? Para o eletricista Adair Martimianos a resposta estava literalmente em cima de uma folha na beira de uma estrada às margens da Mata Atlântica na cidade de São José, em Santa Catarina.

“Sempre caminho com o meu irmão pelo local a procura de insetos e logo percebi que tinha algo diferente em uma das plantas. A surpresa foi maravilhosa, algo incrível. Ainda virei pra ele e falei: olha só o que a gente encontrou cara! Coisa mais linda. Eu já imaginava que era uma esperança-líquen, porque já tinha visto em fotos, mas foi uma surpresa muito agradável”, conta.

De acordo com o especialista em esperanças Marcos Fianco, doutorando na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o encontro pode ser considerado extremamente raro. “Não é possível, sem uma análise laboratorial neste caso, detectar qual foi a espécie vista pelo Adair, mas realmente é uma do gênero Lichenomorphus, que são as esperanças-líquens. São animais endêmicos do Brasil e com pouquíssimos registros. Foi uma sorte grande”.

Para Adair, encontrar um animal branco com o nome de esperança, super difícil de ser visto, próximo a data do ano novo foi um sinal. “Foi um ano muito complicado e por tudo que já passamos e tudo que a gente enfrenta diariamente acho que teve um significado muito bom, de que a esperança ainda existe para cada um de nós e que ela nunca vai morrer, por mais que as coisas pareçam difíceis, elas ainda vão melhorar”.


Comente