Santa Catarina

Jacaré invade residência em SC e assusta moradores

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Um jacaré-açu de aproximadamente 1,2 metro invadiu uma casa e tentou atacar cachorros em Joinville na noite da última segunda-feira (17). Os Bombeiros Voluntários precisaram ser chamados pelos moradores para fazer o resgate do animal silvestre e devolvê-lo ao habitát natural antes que alguém ficasse ferido.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

O caso aconteceu por volta das 22 horas na rua Anaburgo, no bairro Vila Nova. Os moradores já haviam notado a presença do animal na região desde sexta-feira, mas estavam em dúvida se era um jacaré ou um lagarto. A resposta veio na noite da última segunda-feira, quando ele entrou no quintal da casa e a família precisou chamar os bombeiros.

Segundo o sub-chefe da unidade dos bombeiros no bairro Vila Nova, Isaias Pond, o jacaré-açu hiberna durante o dia e se movimenta de noite, quando também sai para caçar. A suspeita é de que o animal estivesse em busca de comida.

– O dono da casa tinha um pequeno lago, com viveiro de peixes. Provavalmente, esse animal foi atrás de alimento porque ali não era o seu habitát natural. Não tinha nenhum curso d’água próximo para ele ter chegado até ali – conta Pond.

O jacaré foi encontrado em uma área onde estavam dois dos três cachorros da família. Moram na residência um casal e o filho de 11 anos. Como eles foram rápidos em chamar o resgate, isolar os cachorros e também não mexeram no animal, ninguém ficou ferido.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

Os bombeiros levaram cerca de 15 minutos para realizar a captura do jacaré. Ele foi encaminhado até a Polícia Militar Ambiental para avaliação e, em seguida, solto no habitát natural, na Estrada Arataca, também no bairro Vila Nova.

Cachorros quase foram atacados pelo jacaré(Foto: Arildo Palermo, NSC TV)

Orientação é para não se aproximar do animal e chamar o resgate

Apesar de não ser comum o aparecimento de jacarés em residências, a orientação para a população é chamar os bombeiros ou a Polícia Militar Ambiental para fazer o resgate. O mesmo serve para o caso de qualquer outro animal silvestre.

– Você nunca deve se aproximar dele ou maltratá-lo. Se for encurralado, ele vai ter o instinto de defesa e atacar – alertou.

O jacaré é um bicho carnívoro que se alimenta de pequenos animais, como peixes. Geralmente, bichos silvestres aparecem nas casas à procura de abrigo ou comida, mas pegam apenas o que precisam e podem até deixar o local sem necessitar do auxílio de resgate.

Por: NSC TOTAL

Comente