SC

Jovem catarinense gabaritou matemática no Enem

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Os últimos dias antes de uma prova como a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser de aflição para os candidatos. Por isso, o g1 pediu algumas dicas à estudante Carolina Casagrande, que gabaritou a prova de matemática na edição passada, tirou 980 na redação e passou para o curso de medicina na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

Primeiramente, Carolina deu conselhos para os dias que antecedem a prova.

“Na reta final, eu fiz revisões dos assuntos mais recorrentes no Enem, como geometria plana, análise combinatória, eletrodinâmica. Mas nada muito puxado, só revisar as principais fórmulas e ver a resolução de questões que eu sabia que tinha errado durante o ano”, afirmou.

Ela recomendou que os estudantes prestem atenção nos próprios pontos fracos. “Acho que rever a resolução de questões que costumam errar é uma ótima estratégia, acaba reforçando conhecimentos de uma forma passiva, sem precisar de muito esforço, já que cansar não é o ideal nos dias finais”, disse.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

Carolina também tem conselho para o dia do exame.

“No dia da prova acho que a melhor dica relaxar, não tentar ficar fazendo questões ou revisões intensas, ir tranquilo, confiar que o que fez durante o ano foi suficiente”, declarou.

Antes do início do exame, ela recomenda que o candidato procure se acalmar. “Naqueles 30 minutos parado dentro da sala, fazer exercícios de respiração e relaxamento. Assim, quando chegar a prova, a calma prevalece e os pensamentos ficam mais claros. Eu fiz isso e com certeza me ajudou muito, principalmente zerando meus erros por atenção na prova de matemática, que eram frequentes”, disse.

‘Apaixonada pela medicina’

Carolina, que mora em Criciúma, no Sul catarinense, e agora tem 18 anos já começou o curso na UFSC. “Estou apaixonada pela medicina! Mas tudo à distância, por enquanto”, afirmou. As aulas presenciais voltam em abril na universidade.

Foi com a terceira prova do Enem que a jovem conseguiu obter a aprovação no curso sonhado. O processo seletivo da instituição em 2021 disponibilizou 2.516 vagas, em que os estudantes tiveram que optar por serem selecionados via nota do Enem ou de provas de vestibulares da UFSC de anos anteriores.

Fonte: G1 SC


Comente