Jovem de SC compra PlayStation 5 pela internet e recebe dois tijolos
Um trabalhador autônomo, de 26 anos, teve uma péssima surpresa após receber a caixa de uma compra que fez pela internet na quinta-feira (8). Ao abrir o pacote do que seria um PlayStation 5, o jovem descobriu que recebeu um tijolo no lugar do aparelho e de seus acessórios. O caso aconteceu em Concórdia, no Oeste catarinense. Os tijolos estavam em uma caixa de sapato.
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O jovem, que prefere não se identificar, contou ao ND+ que encontrou o aparelho pelo Marketplace do Facebook, que é um espaço virtual onde se faz comércio eletrônico no sentido mais amplo.
“Chamei o vendedor, pois me interessei no produto, aí conversamos por áudio. Acabei indo na confiança da pessoa, fizemos um acordo, fiz a transferência e chegou os dois tijolos”, disse a vítima que recebeu algumas fotos e vídeos do aparelho pelo WhatsApp.
A compra: ele já desconfiava
O jovem comprou o videogame por R$ 3.500,00. No ato do acordo, pagou R$ 1.712,00 antecipado e fez um PIX de R$ 150,00 pelo frete do produto.
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“Desconfiei quando fiz a transferência, pois ele me bloqueou no Facebook e parou de responder no WhatsApp. Aí analisei que o comprovante não fechava com o produto real, mas mesmo assim esperei chegar para comprovar que cai num golpe”, detalhou.
Nas conversas, o vendedor disse ter 22 anos, cursar Enfermagem e morar no município de Passos, em Minas Gerais, a 1.178 km de Concórdia. Inclusive, enviou fotos de seus documentos pessoais para passar confiança ao comprador.
Após cair no golpe, o morador de Concórdia precisou vender alguns pertences para evitar mais dor de cabeça. “Eu to sem dinheiro, peguei do meu limite em conta para comprar o videogame, agora tive que vender algumas coisas para pagar o limite”, lamenta.
“É uma coisa que não desejo nem para o pior inimigo. Não é um dinheiro que cai do céu”, finalizou. O caso foi registrado em um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil de Concórdia.
Recomendações
Esse tipo de golpe tem se multiplicado no país, pois é necessário ficar atento a alguns detalhes. Se a compra foi realizada em um site idôneo, geralmente o consumidor é reembolsado caso não receba o produto, mesmo que o portal seja apenas um intermediário entre uma loja e o cliente — o chamado marketplace. As informações são da Exame Invest.
Nas compras feitas diretamente de lojas conhecidas, o desvio pode acontecer no transporte da loja até o cliente, por exemplo. Mesmo assim, após investigação, as varejistas costumam reparar o dano ao consumidor.
Fonte: ND+
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