Santa Catarina

Meteoro com brilho da Lua cheia é flagrado por estação em SC

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Mais um meteoro foi flagrado por uma estação em Santa Catarina. A queda foi registrada por volta das 19h de quinta-feira (3). Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), a queda ocorreu no litoral gaúcho e pôde ser vista de outros locais. No momento mais luminoso, atingiu a magnitude -12.5, equivalente ao brilho da Lua quando está cheia.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

Uma câmera da estação do astrônomo amador Jocimar Justino, que também integra a Bramon, e mora em Monte Castelo, no Norte catarinense, registrou a queda e o momento que o meteoro brilha próximo ao horizonte. O fenômeno foi registrado às 19h09 pela câmera 2 da estação.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

“Na minha estação a magnitude foi estimada de -4.7 e para ser classificada como bólido é de no mínimo -4. Quanto menor o número, mais brilhoso é o objeto. Foi o mais brilhante que registrei esse ano”, afirma.

A partir das análises iniciais, a Bramon concluiu que o bólido foi gerado por um fragmento de rocha espacial de aproximadamente 25 cm e 33 kg de massa e foi em grande parte, vaporizado durante a passagem atmosférica.

Meteoro interestelar

Outro meteoro também foi confirmado esta semana, mas era interestelar, vindo de fora do sistema solar, e foi registrado por câmera do observatório astronômico de Tangará, no Oeste catarinense.

O fenômeno ocorreu na noite de 30 de maio e as imagens foram divulgadas na terça (1º) após análises feitas pela entidade.

Fonte: G1/SC


Comente

banner-delta-ativa