Moradora de SC com doença rara, aguarda decisão judicial para plantar maconha em casa

Moradora de SC com doença rara, aguarda decisão judicial para plantar maconha em casa


Após mais de sete anos de luta, Ana Paula Brandão está a um passo de conseguir a liberação judicial para plantar maconha em casa e conseguir produzir o próprio óleo de CBD (Canabidiol).

Moradora de Camboriú, ela usa o óleo para amenizar as fortes dores causadas por um tumor raro na medula óssea. Ana possui um tumor na medula óssea e o canabidiol, óleo extraído da cannabis, auxilia no tratamento da dor. Atualmente, Ana compra o medicamento importado que custa cerca de R$ 18 mil. O preço, no entanto, pode variar com a cotação do dólar.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

Sem conseguir apoio para comprar o medicamento, produzir o óleo em casa seria a alternativa mais viável financeiramente. Como a maconha é proibida no Brasil, Ana depende de um habeas corpus do desembargador federal.

O marido de Ana, Eduardo Jacks, afirma que eles já conseguiram o parecer favorável ao do Ministério Público em segunda instância no TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), de Porto Alegre.

“Se ele seguir o entendimento do promotor do MP, ganhamos a autorização do habeas corpus para fazermos o tratamento da Ana em casa”, conta.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

A previsão é que a decisão saia até o dia 5 de agosto. Eduardo e Ana esperam que seja favorável, e Ana possa ter um tratamento digno.

Além do canabidiol, Ana tem um implante de um neuroestimulador medular, que emite uma frequência que alivia as dores, mas não é suficiente para aliviar as dores. O melhor tratamento seria associado, entre o neuroestimulador e o canabidiol.

Em julho, sem dinheiro para comprar o medicamento importado, Ana voltou a ficar acamada, com fortes dores. “Por isso estamos nesta luta judicial para a Ana ter um tratamento digno e garantido. O tratamento hoje é muito caro, pois varia com o dólar, então não conseguimos manter e ela fica acamada sofrendo até conseguir medicação. Infelizmente está bem difícil conseguir ajuda”, conta.

Enquanto a decisão não sai, Ana continua precisando de apoio financeiro. Doações podem ser feitas para a conta no Banco Bradesco: Agência 1406 – Conta Corrente 10429-9, ou pelo Pix 965.732.440-87.

Fonte: ND+



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Santa Catarina atingiu a marca 21 prefeitos eleitos presos por corrupção

Santa Catarina atingiu a marca 21 prefeitos eleitos presos por corrupção

Moradores do Alto Vale recebem prêmios da TrimaniaCap

Moradores do Alto Vale recebem prêmios da TrimaniaCap

BOM DIA ALTO VALE – 18/04/24

BOM DIA ALTO VALE – 18/04/24