Mundo

MUNDO: Cientistas podem ter encontrado DNA de dinossauro fossilizado

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Cientistas anunciaram a descoberta de um fóssil de dinossauro encontrado na China que pode conter rastros de DNA. Caso as estruturas microscópicas forem confirmadas como material genético, essa será a descoberta mais antiga de material cromossômico encontrado em um fóssil de animal vertebrado.

O dinossauro fossilizado viveu entre 125 milhões e 113 milhões de anos atrás e se chama Cudipteryx. De acordo com os pesquisadores, o animal seria parecido com um peru. O material foi encontrado na cidade de Jehol Biota, no nordeste da China, e a descoberta do possível DNA aconteceu quando os cientistas analisaram a cartilagem do fêmur em um microscópio.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

A descoberta foi possível com a ajuda dos corantes hematoxilina e eosina, é a principal técnica de coloração de tecidos em histologia. Essas substâncias químicas revelam os núcleos e citoplasmas das células.

Os paleontólogos fizeram a comparação com a cartilagem de uma galinha e descobriram que eles se coravam da mesma forma e assim os materiais que formam os cromossomos se tornaram visíveis.

Reprodução/Communications Biology

O paleontólogo e co-autor do estudo, Li Zhiheng, informa que a preservação de fósseis na região foi possível graças às cinzas vulcânicas que cobriram as carcaças, que acabaram preservando até mesmo a nível celular.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

Esta não é a primeira vez que um material genético de dinossauro é encontrado. Em 2020, nos Estados Unidos, foi encontrada uma amostra do crânio do Hypacrosaurus, uma espécie de dinossauro herbívoro que viveu no fim do período Cretáceo. Esse material foi investigado e os pesquisadores encontraram vestígios de material genético bem preservado.

Entretanto, o material encontrado na China ainda precisa ser analisado para confirmar se existe mesmo DNA presente na cartilagem.

A pesquisa foi publicada na revista científica Communications Biology.

Fonte: OCP News


Comente

banner-delta-ativa