Santa Catarina

Neve histórica é prevista para Santa Catarina até final de semana

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Quem tanto esperou para registrar neve em Santa Catarina neste ano, pode se preparar. Previsões indicam frio extremo e chance do fenômeno ocorrer em várias regiões do Estado. Há grande expectativa para os flocos de neve caírem entre a quinta-feira (20) e o fim de semana.

+ Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp, acesse aqui!!

Conforme a Epagri/Ciram, cidades da Serra, Planalto Norte, Oeste e Meio-Oeste terão chance de neve, inclusive com acúmulo. A previsão é de que as áreas mais afetadas pela nevasca sejam aquelas acima dos 700 metros.

Além das cidades já conhecidas pela paisagem branca e frio intenso como São Joaquim, Urubici e Urupema, municípios como Água Doce, Ponte Serrada e Campo Erê devem esperar a neve nos próximos dias – já que estão localizadas acima dos 1 mil metros de altitude.

Nevasca

Segundo o meteorologista Marcelo Martins, as temperaturas diminuem na quinta-feira (19), apenas nas últimas horas do dia. A partir de sexta até sábado, os flocos de gelo caem e as temperaturas, em praticamente todo o Estado, ficam entre 10ºC e 15ºC. “O episódio de nevasca, daquela do tipo de países andinos de muito frio e que acumula neve, é mais raro [no Estado]. E é justamente essa condição que a gente tem para quinta-feira, sexta e início de sábado”, detalhou Marcelo.

Frio extremo

Para a neve se formar, os termômetros devem ficar perto de 0 ºC. No entanto, a massa de ar, se junta com a chegada de uma frente fria na quarta-feira (19) e faz com que a sensação de frio seja maior. Os ventos, entre 50 e 70 quilômetros, também ajudam a “diminuir a temperatura aparente sentida”.

Fonte: Visor Notícias


Comente