PESQUISA: Taioense abre vantagem para vencer no 2º turno, em Blumenau

PESQUISA: Taioense abre vantagem para vencer no 2º turno, em Blumenau


O atual prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), que é natural de Taió, mantém vantagem na corrida eleitoral de 2020 em comparação ao oponente no segundo turno, João Paulo Kleinübing (DEM). Conforme levantamento feito pelo Instituto Paraná de Pesquisas a pedido da NSC Comunicação, se a eleição fosse hoje, a vitória dele ocorreria com 59,2% das intenções de votos, contra 24,7% de Kleinübing.

+ Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp, acesse aqui!!

A pesquisa ouviu 640 eleitores blumenauenses entre sexta-feira e este domingo (20 a 22 de novembro). As perguntas foram feitas por telefone, devido à pandemia do coronavírus. A primeira delas foi em quem a pessoa votaria caso o segundo turno fosse naquele dia. Além dos 59,2% que disseram escolher Hildebrandt e 24,7% Kleinübing, 8,8% afirmaram que preferem anular o voto e 7,3% não souberam ou não quiseram responder.

EXCLUINDO BRANCOS, NULOS E INDECISOS

Considerando os votos válidos – excluindo brancos, nulos e indecisos –, Hildebrandt tem 70,6% das intenções, 41,2 pontos percentuais a mais que o adversário (29,4%). A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

POTENCIAL DE VOTOS DE CADA CANDIDATO

O segundo questionamento mediu o potencial eleitoral dos dois. Mais uma vez Hildebrandt teve números mais elevados, já que 42% dos entrevistados afirmaram que “com certeza votariam” no atual prefeito, enquanto 16,9% responderam o mesmo sobre Kleinübing. Os que não votariam de jeito nenhum no ex-chefe do Executivo blumenauense somam 45,6%, enquanto os que rejeitam totalmente Hildebrandt somam 23,1%.

Os números se assemelham ainda em dois momentos. Primeiro, entre os que falaram que “poderiam votar” em determinado candidato. Kleinübing teve 35,2% e Hildebrandt, 32,3%. Segundo, entre os que não souberam ou quiseram responder e os que não conhecem o político o suficiente para opinar. Estes somaram 2,3% no caso de JPK e 2,5% na pergunta sobre Hildebrandt.

​No primeiro turno, as pesquisas mostraram a vantagem do candidato do Podemos, que foi o mais votado em todos os bairros da cidade no último dia 15. O novo levantamento reforça a tendência de Blumenau manter o mesmo gestor. Em Santa Catarina, mais da metade dos municípios terão prefeitos de partidos distintos dos atuais a partir de 2021.

FICHA TÉCNICA

Período avaliado: entre 20 a 22 de novembro de 2020

Amostra: 640 eleitores

Método: a pesquisa foi feita por telefone, devido à pandemia da covid-19

Margem de erro: a máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos

Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação

Registro no TSE: sob o número SC-01947/2020



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


30º EDIÇÃO | TORNEIO FAMILIAR DE SALETE | ABERTURA

30º EDIÇÃO | TORNEIO FAMILIAR DE SALETE | ABERTURA

Com baixa adesão à vacina contra a gripe, SC alerta sobre a importância do imunizante

Com baixa adesão à vacina contra a gripe, SC alerta sobre a importância do imunizante

Taió está entre 2085 cidades brasileiras certificadas pelo Ministério do Turismo

Taió está entre 2085 cidades brasileiras certificadas pelo Ministério do Turismo