Pouso Redondo

Pouso-redondense coloca o nome à disposição para concorrer ao Governo do Estado de SC em 2022

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Natural de Pouso Redondo, Joares Ponticelli, nasceu em 10 de fevereiro de 1965. Descendente de italianos, é filho dos agricultores Lauro e Nair Ponticelli.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

Joares Ponticelli colocou o nome à disposição do PP para concorrer na majoritária ou a deputado federal em 2020 mas caso de fato decida participar, terá que renunciar ao mandato de prefeito de Tubarão.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

Joares Ponticeli já foi governador por alguns dias em SC

Em 2013, quando era presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Joares Ponticelli (PP), assumiu o governo do Estado.

Ponticelli permaneceu como governador em exercício de Santa Catarina por 9 dias.

Trajetória

Após concluir o 2º grau em Rio do Sul, formou-se em Licenciatura em Ciências e Matemática pela Unisul. Em 1984, foi admitido em concurso público e passou a ser professor de Educação Física em Pouso Redondo. Em 1987, transferiu-se para Tubarão, onde deu início à vida pública e política, atuando no Partido Progressista Brasileiro, atual Partido Progressista (PP), sigla que preside no estado.

Em Tubarão, o parlamentar se destacou na Escola Técnica Diomício Freitas, onde chefiou diversos departamentos antes de assumir a direção-geral da instituição. Na área da Educação, foi um dos integrantes do grupo de instalação do Colégio Energia em Tubarão sendo, mais tarde, nomeado diretor da escola.

Em 1996, assumiu a chefia do Gabinete de Imprensa e Relações Públicas da Prefeitura de Tubarão. No mesmo ano, elegeu-se vereador e se tornou líder da bancada do então PPB. Atuou, também, como secretário-geral da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc). Em 1998, elegeu-se pela primeira vez deputado estadual, com 24.557 votos.

Foi reeleito para a Assembleia em 2002, 2006 e 2010. Nesse período, foi vice-líder e líder do governo por três vezes. Atuou em praticamente todas as comissões permanentes da Casa, com destaque para a presidência nas Comissões de Educação, Cultura e Desporto; de Turismo e Economia, do Decoro Parlamentar, além das comissões especiais externas da BR-101 e a do Complexo Lagunar. Ainda no Legislativo catarinense, Ponticelli foi presidente do Fórum Parlamentar das Rodovias Federais, presidiu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e foi membro de outras três.

Em 2007, Ponticelli assumiu a presidência da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. No começo deste ano, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Em 2014, concorreu ao cargo de Vice-Governador de Santa Catarina, na chapa encabeçada por Paulo Bauer, receberam 1.026.722 votos, não foram eleitos.

Nas eleições municipais de 2016, elegeu-se Prefeito de Tubarão, com 26.555 votos, pelo PP, para mandato de 2017 a 2020.

Assumiu, no início de 2019, a presidência da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM).

No pleito de 2020, Joares Ponticelli concorreu à reeleição de Prefeito de Tubarão, pelo PP, tendo Caio Tokarski, por Vice, do Partido Social Democrático (PSD), na Coligação “O Trabalho Tem Que Continuar”. Recebeu 35.023 votos (67,29%) e foi eleito.

Outro Pouso-redondense recebeu o convite a Deputado Estadual em SC

O prefeito de Pouso Redondo, Óscar Gutz (PL/SC) recebeu o convite do Partido Liberal para fazer do time como pré-candidato a Deputado Estadual em 2022.

De acordo com o Deputado Jorge Goetten, o prefeito Óscar é uma liderança importante no Alto Vale do Itajaí

Com informações da ALESC, Memória Política e Rede Web TV

Comente