Prefeitura de cidade de SC aplica multa para quem alimentar animais nas ruas

Prefeitura de cidade de SC aplica multa para quem alimentar animais nas ruas


Em Curitibanos, a lei 217/2019 proíbe que os animais de ruas, chamados cães comunitários, recebam água, alimentação e cuidados nas ruas da cidade, praças e ambientes públicos. A medida vale há quase um ano, mas agora quem alimenta os cães nas vias públicas começou a receber multa de R$ 274. É o caso da dona Ivanilda Alves, na ultima sexta-feira (21) foi autuada em R$ 274 por dar alimento e água aos animais nas ruas. Os potes de alimentação e as caminhas tiveram que ser tiradas dos espaços públicos de Curitibanos.

+ Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp, acesse aqui!!

– É uma situação lamentável o que tenho visto. Nos bairros os cães sofrendo, desnutrido, passando fome e sede. Falta de vacina, falta de alimentação, falta de água, que seria muito importante pra eles, falta de castração – lamentou a moradora.

Segundo a moradora, até então eles estavam alimentando e dando água para os animais nas vias públicas sem serem multados, só notificados. Mas, agora com aplicação da multa o assunto tem virado polêmica na cidade, porque tem muitos animais nas ruas precisando de ajuda. Protetores dos animais dizem que não estão dando conta da demanda e que muitos estão endividados.

O que diz a prefeitura de Curitibanos:

Em nota a prefeitura de Curitibanos, disse que proíbe que os animais sejam alimentados em via pública porque isso estava causando aglomero de animais abandonados e que alguns estavam sendo agressivos, apresentando riscos à população. Idosos e crianças chegaram a ser hospitalizados por conta dos ataques. Disse ainda que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente recolhe os animais para um local com condições até que sejam adotados. 

A prefeitura tem ações de castrações e campanhas de conscientização para evitar o abandono. Mas, o número de abandonos tem aumentado e devido à pandemia algumas ações tiveram que ser adiadas, entre elas a ampliação de castrações e a chipagem desses animais de ruas. Segundo a nota, nenhuma multa foi aplicada e sim auto de infração, passível de recurso.

O Ministério Público disse que tão logo tomou conhecimento das notificações e autuações, agendou uma reunião para a próxima quarta-feira (26) com poder público (executivo e legislativo) e representantes da sociedade civil organizada, além de entidades de proteção animal, para tratar da situação de forma extrajudicial.

Fonte: NSC



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Parados no congestionamento há quase 48 horas, usuários da BR 101 recebem auxílio

Parados no congestionamento há quase 48 horas, usuários da BR 101 recebem auxílio

BOM DIA ALTO VALE – 16/04/2024

BOM DIA ALTO VALE – 16/04/2024

🙏🏼 MOMENTO DE FÉ ✨ 16/04/2024

🙏🏼 MOMENTO DE FÉ ✨ 16/04/2024