Santa Catarina

Preparem os casacos! Primeira massa polar do ano já tem data para chegar em SC

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Está chegando a hora de tirar os casacos e cobertores do armário. Isto porque os próximos dias devem ser de temperaturas baixas em Santa Catarina, com a chegada da primeira massa polar do ano, segundo dados da Epagri/Ciram.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

A precisão é de que o fenômeno chegue ao Estado no dia 31 de maio. Antes disso, entre os dias 28 e 29 de maio, há chances de chuva, devido a um cavado – área alongada de baixa pressão – e a passagem de uma frente fria.

Segundo a metereologista da Epagri, Marilene de Lima, a massa de ar polar deixará o tempo estável com dias frios e secos, sem muitas possibilidades de chuva. Esse fenômeno, inclusive, é típico dessa época do ano.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

“Nesta época do ano é comum acontecer quatro dias de temperaturas baixas, depois ameniza por uns cinco dias, com chances de chuva, depois mais uma massa de ar frio, de três a quatro dias. Este é o padrão”, explica.

E neve, será que vem?

Apesar do frio intenso nos próximos dias, não há como prever se a neve deve atingir Santa Catarina, segundo a meterologista. Isto porque, para que o fenômeno ocorra, é preciso a combinação de outras condições climáticas, como as baixas temperaturas e a umidade.

“A tendência não é muito grande. Com essas massas de ar frio, a geada é mais certeira de acontecer nos próximos dias. Por isso, para quem quer aproveitar o fenômeno, deve ficar ligado na previsão do tempo”, salienta.

Ventos fortes permanecem nesta segunda-feira

Até às 12h dessa segunda-feira (24) devem continuar as fortes rajadas de vento, de até 70 km/h, que atingiram o Estado neste fim de semana. A condição está ligada a um ciclone extratropical que atua na costa oeste do Uruguai e do Rio Grande do Sul.

ND+

Comente