Taió

Projeto para a revitalização da Ponte Roberto Machado de Taió é apresentado

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Foi realizada na noite da última quinta-feira (28/01) no gabinete do prefeito Horst Alexandre Purnhagen (MDB), a apresentação do projeto completo de revitalização da Ponte Roberto Machado, pela equipe que ganhou o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura do Estado de Santa Catarina, em 2019.

Faça parte do nosso grupo de Notícias no WhatsApp, clique Aqui!

A administração pretende buscar recursos através do governo federal, para custear a execução. Este projeto recebeu o apoio da Câmara Técnica de Infraestrutura do DEL e, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), que também apresentaram as atividades realizadas e os anseios para o futuro.

Por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura do Estado, foi possível financiar o desenvolvimento do projeto pela equipe técnica composta por:

Frank Dieter Shulze – Arquiteto
Eduardo Depiné – Engenheiro Civil
Salmo Mardegan – Engenheiro Mecânico
Jackson Rosa – Acadêmico de Arquitetura
Carolina F. Marchiori da Luz- Mestre em preservação de Patrimônio Cultural

História

A Ponte Roberto Machado foi concluída e inaugurada no ano de 1953. Recebeu este nome em homenagem ao então prefeito de Rio do Sul, município que Taió pertenceu até 30 de dezembro de 1948. Na época, esta ponte ligava o município de Taió à Ribeirão Grande, que atualmente é o município de Salete.

A ponte foi construída com treliças e madeiras nobres. Existem somente três pontes nesse estilo na América Latina, sendo essa a única no Brasil.

Com o tempo, a estrutura não resistiu ao crescente fluxo de veículos e começou a ruir. Uma de suas cabeceiras cedeu e a outra foi desmontada em 1994. Hoje somente a parte central permanece. Atualmente a ponte Roberto Machado está desativada.


Comente