Alto Vale

Saiba o que eram as “luzes estranhas” no céu do Alto Vale

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Luzes estranhas foram vistas em Ituporanga, Rio do Sul e Imbuia na noite desta terça-feira (21), por volta das 22:20 até às 23:50. Vídeos que circulam nas redes sociais foram feitos em Rio do Sul e uma foto em Imbuia.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

Na manhã desta quarta-feira (21), o fotografo Franciel Andrade realizou uma pesquisa e conversando com amigos astrônomos, ficou esclarecido que se tratava de uma estrela Sirius.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

Sirius é a mais brilhante estrela do céu noturno. Sua magnitude aparente – a forma de calcular quão brilhante é um astro em relação ao outro – é de -1,46. Quanto mais brilhante uma estrela, menor o seu valor de magnitude. Como comparação, o Sol tem magnitude aparente de -26,74, a da Lua é -12,6 e a magnitude de Canopus, a segunda estrela mais brilhante, é de -0,72. O próprio nome “Sirius”, indica a importância desse astro: é derivado da palavra grega ‘seirious’, que significa brilhante.

O brilho intenso de Sirius contribuiu para que, nas mais diversas partes do mundo, uma vasta mitologia fosse atribuída a estrela.


Comente