Saiba por que você não deve deixar seu cão sozinho no carro

Saiba por que você não deve deixar seu cão sozinho no carro


Você com certeza já viu um cachorro sozinho dentro de um carro estacionado, esperando o dono voltar da farmácia ou supermercado. Infelizmente, essa cena é mais comum do que imaginamos e muitos bichinhos vêm a óbito por conta da irresponsabilidade de seus tutores.

Por que não pode deixar o cachorro sozinho no carro?
Assim como os seres humanos, animais domésticos são suscetíveis às alterações climáticas. Se ficam presos dentro do carro, os cães podem sofrer uma condição chamada intermação – elevação de temperatura corporal decorrente da exposição excessiva ao calor.

Além da intermação, os animais podem se assustar com barulhos externos e acabar se machucando dentro do veículo ou até mastigar os acessórios internos por ansiedade, correndo o risco de engasgar-se ou de sofrer intoxicação por alguma peça engolida. Sem contar o prejuízo material e financeiro que causará para o dono.

Há, ainda, a possibilidade de o veículo ser roubado ou furtado se estiver estacionado na rua, colocando em risco o bem-estar e segurança do cão. Por isso, mesmo se não estiver quente lá fora, deixar seu bichinho sozinho dentro do carro não é uma boa ideia.

RECEBA NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Quais são os sintomas de cachorros com temperatura corporal elevada?
Segundo o médico veterinário da ONG Aliança com a Vida, Rafael Vieira, cães com temperatura elevada vão respirar mais rápido e de boca aberta.

“Vale lembrar que cães não suam, então toda a troca de calor é feita inspirando ar resfriado e expirando ar frio, ou procurando se encostar em superfícies frias. Ambas as formas são ausentes dentro de um carro”, diz.

O que fazer? Posso quebrar o vidro do carro para salvar o cachorro?
Animais trancados em ambiente que os exponha a risco de vida ou à sua saúde equivale a crime de maus tratos aos animais, de acordo com o artigo 32 da Lei 9.605/1998. Assim, qualquer cidadão pode agir, fotografando a ocorrência e a placa do carro e ligando para a polícia, pois essa situação é um flagrante de crime de maus tratos.

Se o tutor demorar para voltar e o animal estiver com os sintomas descritos acima, é permitido quebrar o vidro para salvar sua vida. Mas atenção, é muito importante registrar todo o processo e acionar o serviço de segurança ou policial mais próximos, bem como filmar a condição do animal antes e após a retirada, como conta Maíra Vélez, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB SP.

RECEBA NOTÍCIAS DO ALTO VALE E SANTA CATARINA PELO TELEGRAM

“Chame uma testemunha e troque contato. Peça para alguém gravar tudo. Posteriormente anote o endereço, data, hora, placa e registre a ocorrência na delegacia, apresentando vídeos e fotos durante o processo. Sem o registro de maus tratos você não comprova que agiu para salvar o animal”, explica.

Após a retirada do animal, preste os primeiros socorros antes de encaminhá-lo a um veterinário. Leve-o para o local mais fresco possível, ofereça água e molhe-o. Se ele estiver desmaiado, não tente forçar a ingestão.

Mesmo se o cão parecer bem após alguns minutos, leve-o ao veterinário para uma avaliação minuciosa de seu estado de saúde, pois os órgãos internos podem ter sido afetados. 

Por  Luiza Martinelli Rossi / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros



Voltar

Comentários




Notícias Relacionadas


Vídeos


Sicoob Alto Vale compartilha evolução com os associados durante pré assembleia, em Taió

Sicoob Alto Vale compartilha evolução com os associados durante pré assembleia, em Taió

🎥 AO VIVO | BOM DIA ALTO VALE – 28/03/2024

🎥 AO VIVO | BOM DIA ALTO VALE – 28/03/2024

🙏🏼 MOMENTO DE FÉ ✨ 28/03/2024

🙏🏼 MOMENTO DE FÉ ✨ 28/03/2024