Salete

Salete completa 59 anos de fundação; conheça a história do município

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O município de Salete, no Alto Vale do Itajaí em Santa Catarina, completa, nesta terça-feira (29), 59 anos de fundação.

Em busca de novas terras para cultivo, imigrantes italianos e alemães vindos de comunidades vizinhas iniciaram em 1925 a colonização de Salete. Denominada de Ribeirão Grande, foi Distrito de Taió, alcançando sua autonomia política em 29 de dezembro de 1961, através da Lei nº 799. Seu nome é uma homenagem à Rainha dos Céus, Nossa Senhora de Salete, que em 1937 teve sua imagem depositada no morro da Salete, local onde foi construído um seminário pelos padres seculares, que atualmente se encontra sob custódia da congregação Espírito Santo.

Salete apresenta artesanato diversificado, através das peças com cipó, os variados bordados, as pinturas em tecido e as velas artesanais. A polenta com galinha, o churrasco e o porco assado caracterizam a gastronomia do município. Os bens históricos e arquitetônicos herdados de seus colonizadores estão representados pelas estufas de fumo, pelo conjunto do Santuário Nossa Senhora da Salete com a Via Sacra, pela Igreja Matriz e pelas residências dos colonizadores. As estátuas do Santuário Nossa Senhora da Salete e o Monumento dos Colonizadores contam um pouco das características e tradições do município. Nos eventos, destaca-se a Festa de Nossa Senhora Imaculada Conceição, a Festa de Nossa Senhora da Salete, a Festa Del`Pollo.

Destaca-se no turismo religioso: Morro do Santuário, Santuário da Nossa Senhora de Fátima (Gruta de Fátima), e turismo de aventura com algumas cachoeiras (Santa Margarida, Rio América, Braço do Torete, Barra Grande e outras). A cidade chegou a contar com um zoológico durante pouco tempo, num projeto que utilizou o parque do antigo Seminário dos padres, mas infelizmente tudo foi abandonado.

Com longa tradição, a cidade realiza o maior evento desportivo familiar do BRASIL, o Torneio Familiar de Futsal, que ocorre anualmente no mês de Abril, alternando as datas, de acordo com o calendário (costumeiramente ocorre no terceiro final de semana de abril). Este evento consta com 40 famílias participantes de várias regiões do estado de SC. O evento ocorre em 3 dias, com abertura sempre na sexta-feira e finalizando no domingo.

*Com informações Amavi e Wikipedia


Comente