Santa Catarina

SC é estado com mais cervejarias por habitantes do Brasil

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Santa Catarina é o estado do Brasil com mais cervejarias por habitantes, conforme o Anuário da Cerveja 2020, divulgado pelo Ministério da Agricultura nesta sexta-feira (30). O estado catarinense tem uma fábrica produzindo cervejas a cada 41.443 habitantes.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui!

O segundo lugar, que estava no topo da lista no ano passado, é o Rio Grande do Sul, com uma cervejaria a cada 44.275 moradores. Os estados do Sul ocupam os três lugares de maior destaque, mas o Paraná fica mais distante, com uma fábrica de cerveja para 78.882 pessoas, na terceira posição da lista.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

No quesito cervejaria por quilômetro quadrado, Santa Catarina também se destaca: há uma para cada 547 km², terceira melhor colocação do país. Os primeiros lugares são de duas unidades da federação menores do que o estado catarinense: o Rio de Janeiro, com uma para cada 433 km², e o Distrito Federal, com uma a cada 525 km².

Crescimento

O número de cervejarias no Brasil cresceu 14,4% (+174) em 2020 e chegou a um total de 1.383 estabelecimentos, apesar da pandemia. Para o especialista em mercado cervejeiro Carlo Bressiani, fundador da Escola Superior de Cerveja e Malte, o indicador positivo reflete um planejamento de empresários que ocorreu antes da chegada do novo coronavírus.

“O ciclo de implantação de uma fábrica de cervejas é longo. Acredito que muitas fábricas que inauguraram em 2020 são resultado de um planejamento iniciado no ano anterior, quando não se avistava a pandemia e os seus impactos. Sob essa perspectiva, 2021 deve trazer um crescimento menor”, disse.

Fonte: G1/SC


Comente