Santa Catarina

SC libera “xepa” da vacina contra Covid para adolescentes com deficiências e comorbidades

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) liberou que os municípios realizem a “xepa” da vacina contra o novo coronavírus para a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos com deficiências permanentes graves, comorbidades, gestantes e puérperas. A liberação foi anunciada em nota técnica, publicada no dia 20 de agosto.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

De acordo com a Secretaria, a medida visa evitar o desperdício de frascos da vacina do laboratório Pfizer/Comirnaty, uma vez que, depois de aberto, as doses do frasco devem ser utilizadas em até 6 horas. Dessa forma, os postos de vacinação devem, excepcionalmente, no caso de não existir pessoas com mais de 18 anos de idade a serem vacinadas, utilizar as doses remanescentes do frasco aberto para vacinação de adolescentes apenas para os grupos citados.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

O documento explica que em situações em que o número de doses recebidas pelo município for superior a necessidade, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) deve ser informada para remanejar as doses para os municípios que ainda possuem demanda de vacinação da população adulta. Dessa forma, os municípios que já cumpriram a etapa de vacinação da população de 18 a 24 anos, não devem iniciar a vacinação da população abaixo de 18 anos antes da pactuação em CIB da próxima fase da campanha de vacinação.


Comente