Santa Catarina

Semana deve iniciar com frio intenso em SC

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O frio já chegou em Santa Catarina há algumas semanas, mas o inverno só começa oficialmente às 0h32 desta segunda-feira (21). Com ele, a promessa de uma estação ainda mais fria do que a média climatológica para o período.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

De acordo com a previsão da meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, são esperados pelo menos três ondas de frio, com dias consecutivos de temperaturas muito baixas.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

Há ainda, condições para a formação de neve mais uma vez em Santa Catarina, principalmente no Planalto Sul e Serra. O fenômeno, porém, só pode ser previsto com uma breve antecedência.

“A chance para ocorrência de neve nós só temos como prever com três a cinco dias de antecedência”, explica Gilsânia Cruz. Porém, o Estado tem regiões que podem condicionar a formação do fenômeno nos dias mais frios.

“Quando a gente fala de uma estação como o inverno, pela climatologia sabemos o que pode ocorrer. No caso da neve é a combinação de frio intenso com a umidade, hoje dá para dizer que quando tiver essas condições, pode ocorrer a neve. Mas ainda não dá para afirmar com certeza se vai ocorrer, nem quando”, pondera.

E vai ter neve em SC?

Se não com neve, os catarinenses terão as paisagens cobertas de gelo em formações de geada ampla que estão previstas principalmente para o mês de julho, que inclusive é considerado o mais frio do ano, segundo a Epagri.

Já o meteorologista Piter Scheuer é categórico em afirmar que o fenômeno deve ocorrer em Santa Catarina, e logo. “Neve vai ter. Não vai demorar muito até as primeiras massas de ar frio, e neve vai ter de certeza”, garante.

Fonte: Notícia Hoje


Comente