Santa Catarina

Semana deve ser de chuva intensa e risco de alagamento em SC

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Depois do final de semana ensolarado, os catarinenses iniciam a semana com dias chuvosos. A chuva forte atingiu determinados locais com temporais isolados na segunda-feira (9).

A condição persiste na terça e quarta-feira, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas, com intensidade moderada a forte em alguns momentos e risco de temporais isolados. As informações são da Epagri/Ciram, que recomendam o acompanhamento das previsões do tempo divulgadas diariamente.

Na quinta e sexta-feira a circulação marítima favorece condição de chuva fraca no Litoral e Vale do Itajaí. Do Oeste ao Planalto, sol entre nuvens com temperatura em elevação.

O grande volume de chuvas previsto para essa semana não causará impacto no quadro de estiagem em Santa Catarina. Isso ocorre porque as chuvas mais intensas atingem o Litoral catarinense e não o Oeste e Meio-Oeste, regiões mais prejudicadas pela estiagem prolongada.

A Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos no Litoral, especialmente na Grande Florianópolis. É importante ficar atento a sinais de inclinação de postes ou árvores; movimentação de terra perto de residências; e rachaduras em muros ou nas paredes de casas. Também é necessário evitar transitar em ruas alagadas ou pontes submersas.

Confira a previsão do tempo detalhada para esta semana

Terça-feira (10/11)

Tempo: nebulosidade variável com condição de chuva e trovoadas em SC. Na tarde e noite, a chuva ocorre em forma de pancadas, com intensidade moderada a forte em alguns momentos, com risco de temporais isolados.

Temperatura: amena devido a cobertura de nuvens.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: cavado (área de baixa pressão) influenciando SC.

Quarta-feira (11/11)

Tempo: instável com chuva e temporais isolados em SC, devido a formação de um sistema de baixa pressão próximo à costa de SC. No fim do dia, o tempo melhora.

Temperatura: amena devido a cobertura de nuvens;

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Quinta e sexta-feira (12 e 13/11)

Tempo: do Oeste ao Planalto, sol entre nuvens. No Litoral e Vale do Itajaí, nebulosidade variável com condição de chuva fraca, especialmente na madrugada, manhã e noite, devido a circulação marítima.

Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste e Meio-Oeste.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.


Comente