Santa Catarina

Sobe para altíssimo o risco de deslizamentos e inundações em SC até sexta-feira

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu novo alerta nesta quarta-feira (20) em que estende a previsão de chuva intensa e volumosa no Estado até sexta-feira (22), bem como o risco altíssimo para alagamentos, deslizamentos e enxurradas em quase todas as regiões catarinenses.

+ Faça parte do nosso grupo de Notícias no WhatsApp, clique Aqui!

Segundo informações do site Conexão Geoclima, o acúmulo de chuva pode chegar a 300 mm em apenas 72 horas em alguns pontos.

Ainda de acordo com o Geoclima, “o solo já se encontra muito saturado e qualquer chuva que ocorra, o risco de deslizamentos de encostas, enxurradas, inundações, entre outros eventos, é altíssimo.”

O Estado vem sofrendo com chuvas fortes desde o início da semana.

As regiões que devem ser mais afetadas pela chuva nos próximos dias, conforme as previsões, são o Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Confira o mapa da Defesa Civil com os riscos para cada ponto do Estado:

Veja as recomendações da Defesa Civil

Em casos de alagamentos e inundações, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. O trânsito em pontilhões e pontes submersas também não é indicado.

Destaque para cuidados especiais com crianças próximas a rios e ribeirões.

Já em situações de deslizamento de terra, a população deve ficar atenta a alguns sinais como a inclinação de postes e árvores.

Qualquer movimento de terra ou rochas próximo à residência ou aparecimento de rachaduras em muros ou paredes devem ser observados pelos moradores.

Os problemas devem ser comunicados à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

 FONTE/CRÉDITOS: REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS


Comente