SC

TEMPO: Defesa Civil alerta para temporais no final de semana em SC

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Após uma semana de sol na maior parte do Estado, a combinação de calor e umidade, além da presença de instabilidades em níveis médios da atmosfera, favorecem condições para temporais isolados entre a tarde e a noite de sábado (11) e domingo (12).

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais (rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo) na porção Oeste-Leste do Estado.

O fenômeno global La Niña explica os temporais mais intensos em Santa Catarina durante o verão, com chance de granizo e ventos fortes. Segundo a previsão da Epagri/Ciram, porém, a chuva deve ser um pouco abaixo da média em algumas regiões do Estado, nos meses de novembro, dezembro e janeiro.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

Chuva segue na próxima semana

Na segunda-feira (13), uma área alongada de baixa pressão atmosférica, aliada ao calor e à umidade, provoca temporais isolados entre o Extremo-Oeste e Oeste, bem como desde a região dos Planaltos ao Litoral catarinense.

Entre terça (14) e quarta-feira (15) a circulação de um sistema de alta pressão contribui para levar umidade  ao continente que, junto às demais instabilidades atmosféricas, forma chuvas intensas num curto intervalo de tempo, especialmente no Litoral Sul.

Fonte: ND+


Comente