Entretenimento

Vacina contra a Covid-19 aumenta o tamanho dos seios?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Muitas questões já foram levantadas sobre os efeitos colaterais das vacinas e uma delas vem chamando a atenção entre as mulheres. O assunto veio à tona nas últimas semanas a partir de internautas que publicaram ter notado alguma diferença nos seios após terem sido imunizadas contra o novo coronavírus.

Algumas relatam terem percebido que os seios cresceram. Outra mudança apontada por mulheres é o inchaço na região das axilas e até mesmo o aparecimento de alguns nódulos.

Receba notícias eu seu WhatsApp, clique Aqui

Um estudo científico, publicado nos Estados Unidos, identificou esses sintomas após a vacinação contra a Covid-19. De acordo com a publicação, alguns relatos foram feitos por médicos que detectaram, durante exames de mamografia, a existência desses nódulos em seus pacientes.

Apesar disso, o efeito colateral é passageiro e pode acontecer com qualquer vacina. O mastologista Felipe Andrade, diretor da Sociedade Brasileira de Mastologia, explica que o aparecimento desses nódulos pode ser um tipo de reação comum às vacinas.

A explicação é que a cadeia linfática tem vasos sanguíneos que são responsáveis pela produção das defesas do corpo. Sempre que temos uma infecção, o sistema linfático é acionado. A vacina aciona as células de defesa e muitos dos gânglios linfáticos estão nas axilas, o que pode gerar esse aumento dos seios.

Receba notícias do Alto Vale e Santa Catarina pelo Telegram

O especialista orienta que as mulheres continuem a fazer seus exames periódicos. Caso os nódulos voltem a aparecer em mulheres que não foram vacinadas, um médico precisa ser consultado. A recomendação é que exames de mamografia sejam feitos antes da imunização ou um mês após a segunda dose.

Fonte: OCP News


Comente