Brasil

“Vacina para crianças não será obrigatória”, diz Bolsonaro

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta 5ª feira (6.jan.2022) que “nenhum governador ou prefeito” poderá impedir crianças de 5 a 11 anos de se matricularem em escolas por falta de vacina contra a covid-19. O presidente afirmou que a vacinação infantil não será obrigatória.

RECEBA NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP, CLIQUE AQUI

A vacina será de forma não obrigatória. Então, ninguém é obrigado a vacinar o teu filho. Se é não obrigatória, nenhum prefeito ou governador -existe alguns aí com essa ideia- poderá impedir o garoto ou a garota de se matricular nas escolas por falta de vacina”, disse.

RECEBA NOTÍCIAS DO ALTO VALE E SANTA CATARINA PELO TELEGRAM

Depois de parecer da Anvisa, o Ministério da Saúde liberou a inclusão dessa faixa etária no programa nacional de vacinação contra a covid-19. A previsão é que a partir de 17 de janeiro as crianças receberão doses pediátricas do imunizante da Pfizer.

O artigo 14 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) estabelece que “é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”.

O presidente repetiu na transmissão ao vivo que não irá vacinar a filha Laura, 11 anos. “Eu adianto a minha posição: minha filha de 11 anos não será vacinada. Se quiser seguir o meu exemplo tudo bem, se não quer é um direito seu”, disse.

O presidente é contra a vacinação de crianças. Ele defende que os imunizantes sejam aplicados apenas com prescrição médica, mas isso não será necessário, segundo o governo.

Na live, Bolsonaro afirmou que para aplicação das vacinas pediátricas será necessário informar os pais que a Pfizer, fabricante do imunizante, não se responsabiliza por efeitos colaterais.

Além da recomendação da Anvisa, a segurança e a eficácia do imunizante para crianças também foram reiteradas pelo Ministério da Saúde, por estudos científicos conduzidos pela farmacêutica, por agências internacionais de saúde e por entidades médicas nacionais.

Fonte: Poder360


Comente