Médio Vale

Vídeo mostra a fúria do tornado que atingiu Timbó, no Vale do Itajaí

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na manhã desta quinta-feira (6) que os estragos provocados no dia anterior por fortes rajadas de vento em Timbó, no Vale do Itajaí, foram causados por um tornado. O vento estimado na região passou dos 130 km/h.

RECEBA NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Vídeos mostrando a fúria dos ventos que ultrapassaram 100 km/h no distrito industrial de Timbó (SC) foram registrados por câmeras de videomonitoramento localizadas na Rua Fritz Lorenz e transversais, no bairro Fritz Lorenz. As informações são do portal O Blumenauense e do Portal G1.

RECEBA NOTÍCIAS DO ALTO VALE E SANTA CATARINA PELO TELEGRAM

Uma dessas câmeras de segurança foi a da empresa Areias Kretz. No começo parece mais um temporal de verão, quando de repente chega a rajada levando tudo.

O tornado de categoria F1 (ventos entre 117 e 180 km/h) no fim da tarde desta quarta-feira (5) causou muitos prejuízos e surpreendeu a população do Vale do Itajaí pela sua intensidade. Destelhou casas e galpões industriais, mas não deixou feridos ou desabrigados.

De acordo com a nota técnica elaborada pela Diretoria de Gestão de Risco, entre a tarde e a noite de quarta-feira (5), a passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, aliada ao calor sazonal e à disponibilidade de umidade foram responsáveis pelo desenvolvimento de tempestades.

“Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas (raios), rajadas de vento e nas regiões do centro leste catarinense e o destaque para a ocorrência de um tornado no Médio Vale do Itajaí”, consta no documento.

Fonte: OCP News


Comente